A Secretária de Políticas Públicas Para as Mulheres da Bahia, a sãodominguense Elisângela Araújo (PT) assume o mandato de deputada federal.
A ascensão é possível em virtude do afastamento, pelo período de 4 meses, do deputado Zé Neto para dedicação exclusiva à sua pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana. Caso o deputado obtenha êxito na campanha para prefeito, ela assume o mandato de forma definitiva.
Em 2014, ela fez sua primeira candidatura à Câmara dos Deputados Federais, recebendo mais de 31 mil votos. Em 2018, obteve 64.239 votos e, em 2022, na terceira tentativa recebeu mais de 73 mil votos, ficando na condição de suplência.
Ela foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (SINTRAF) de São Domingos e Diretora Estadual da CUT-Bahia. Na CUT Nacional, ocupou a Diretoria Executiva por três mandatos e foi secretária-geral do Departamento Nacional dos Trabalhadores Rurais (DNTR/CUT). Foi secretária Agrária Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de desenvolvimento agrário do Governo de Transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.
Pela primeira vez na história um sãodominguense chega à câmara federal. Elisângela será também representante de toda região do sisal. Em Valente ela foi a segunda deputada mais votada, com 1.794 votos, o que representa 12,13% dos votos válidos.