Candidato favorito de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pelo comando da Câmara em 2025, o deputado Elmar Nascimento (União-BA) comemorou, em especial, a presença de um ministro do governo Lula em sua festa de aniversário: a do titular da Casa Civil, Rui Costa (PT).
Na avaliação de aliados de Elmar, a presença de Rui foi “simbólica” pelo fato de os dois terem sido adversários políticos na Bahia, no passado. No início do governo Lula, inclusive, atribuiu-se a Rui o suposto veto que impossibilitou Elmar de assumir um ministério.
Para caciques do União Brasil, a presença do ministro da Casa Civil na festa de Elmar, vista como uma forma de impulsionar a candidatura do deputado, seria um sinal claro de que a eventual resistência de Rui à candidatura do parlamentar baiano na Câmara teria sido superada.
Nos bastidores, aliados de Elmar resssaltaram, inclusive, que o ministro da Casa Civil não compareceu à festa promovida um dia antes pelo deputado Antônio Brito (PSD-BA), visto hoje como o nome que mais agradara ao governo na eleição para presidência da Câmara.
Brito e Rui se encontraram na festa de Elmar, que ocorreu na quarta-feira (10/7), em uma mansão no Lago Sul, bairro nobre de Brasília. Ao cumprimentar o deputado do PSD, o ministro da Casa Civil justificou sua ausência na festa alegando questões familiares.
Portal Metrópoles