Valente possui 2.470 eleitores com o título cancelado; regularização vai até 8 de maio

O município de Valente possui 2.470 eleitores com o título eleitoral cancelado, portando, inapto para votar nas eleições deste ano, segundo apurado por este blog junto ao cartório da 120ª Zona Eleitoral.

Para regularizar a situação eleitoral e ter seu direito de votar reestabelecido, o eleitor pode fazer a regularização pela internet, se já tiver a biometria cadastrada. Àqueles que não cadastraram a biometria, é necessário se dirigir ao cartório eleitoral, que fica localizado na praça Manoel Novaes, em frente ao Centro Cultural. É necessário apresentar o RG e um comprovante de residência, todos originais.

Screenshot

Diversas situações levam ao cancelamento do título, entre elas, e a maior razão, está o não comparecimento do eleitor durante a revisão eleitoral realizada em 2022 para coleta da biometria. Outro motivo é o eleitor não comparecer pra votar em três turnos seguidos, entre outros.

O prazo para a citada atualização, bem como, emissão de novos títulos e transferência de domicílio eleitoral, se encerra dia 8 de maio. Esse prazo não será prorrogado, em virtude que, por se tratar de ano eleitoral, a partir desta data as zonas eleitorais, seguindo o calendário do TSE, se dedicarão à organização do pleito de outubro.

Para agilizar o atendimento ao cidadão, o cartório eleitoral de Valente funcionará em regime de plantão. No feriado desta quarta-feira, 1º de maio, estará funcionando, das 8h às 14h, bem como, no próximo final de semana, sábado e domingo, também das 8h às 14h.