A política no município de Retirolândia tem esquentado nas últimas semanas, após o prefeito Vonte do Merim anunciar, dia 07.03, sua chapa que disputará as eleições deste ano.
Logo após o anúncio, os pré-candidatos a prefeito Guene do Contador, atual vereador, e Rau, atual vice-prefeito, anunciaram em um vídeo postado em suas redes sociais que manteria suas pré-candidaturas. Eles alegaram que os critérios estabelecidos, pelo próprio prefeito Vonte, para escolha de seu sucessor não foram cumpridos.
O prefeito, também através de um vídeo nas redes sociais, afirmou que seu grupo político tinha cinco pré-candidatos. Destes, se sobressaíram a vereadora Nayara de Dió e Guene, ele propôs a Guene que fosse vice de Nayara, mas ele rejeitou essa possibilidade e decidiu manter sua pré-candidatura, o que fez com que ele decidisse pelo nome que ele avaliou ter mais perfil para dar continuidade ao trabalho de sua gestão. Disse ainda, que tentou ser o mais justo possível. Ele escolheu Nayara como prefeita, e para vice, seu primo Anailton Merim.
Na última terça-feira (26), foi anunciado que Guene será candidato a prefeito, tendo o atual vice, Rau, como seu companheiro de chapa, marcando o rompimento de ambos com o grupo do atual gestor.
Nesta quarta-feira (27), o atual vereador que também tinha colocado seu nome à disposição do grupo para candidato a prefeito, Aquiles Irineu, anunciou que estava renunciando sua pré-candidatura e declarou apoio a Guene, sendo mais uma baixa no grupo do prefeito Vonte. Igualmente aos outros, ele alegou a falta de cumprimento dos critérios e que a decisão do gestor foi tomada de forma individual.