Imprensa com responsabilidade! Notícias de Valente, da região do sisal, Babhia, Brasil e mundo!

Política baiana: Sem o MDB, primeiro esboço da chapa que Jerônimo disputará à reeleição é formado

Segundo reportagem do Política Livre, a cúpula da articulação política do governador Jerônimo Rodrigues já tem definido, com dois anos de antecedência, o primeiro esboço da chapa com que o petista pretende disputar à reeleição em 2026.

Pelo desenho, a chapa seria formada por Jerônimo Rodrigues, governador, Jaques Wagner e Rui Costa, ambos do PT, concorreria ao senado, e a vaga de vice seria oferecida ao PSD, para compensar a legenda por deixar de fora o Senador Ângelo Coronel, que tem direito de ir à reeleição. Hoje o favorito a vice seria o deputado federal Diego Coronel, filho do senador Ângelo Coronel, que traria uma representatividade da juventude à chapa.

Ainda segundo o Política Livre, Coronel tem demonstrado está determinado a disputar, assim como Wagner, mais um mandato na chapa liderada pelo PT. Os sinais que emite, inclusive, são no sentido de que, se seus planos não tiverem guarida no grupo, pode marchar com a oposição. Mas os petistas acreditam que podem convencê-lo a abrir mão da reeleição em favor do filho.

Ficaria de fora da chapa o MDB, partido do atual vice-governador, Geraldo Júnior. A legenda, através de seus líderes, tem emitido sinais que pretende entrar na briga para manter “Geraldinho” na vice.

O arranjo com três petistas numa chapa formada por quatro vagas era considerado impensável até pouco tempo atrás no grupo do governo porque, claramente, exclui a grande maioria dos partidos que formam a coalização governista liderada pelos petistas. Mas ele atende, principalmente, a um reconhecimento ao papel que Rui teve na eleição de Jerônimo e, portanto, na perpetuação do grupo, que implicou no sacrifício de seus planos de se eleger senador em 2022.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.